sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sofrimento que salva


      Sofrimento não salva ninguém. O ato de sofrer se refere que o sofredor não estar conseguindo aceitar a realidade, a sua realidade e assim ele sofre. Mas isso é um fator psicológico, não físico. Assim se somos torturados, sofremos, pois é um fato não uma retórica. Mas quando a mente não deseja aceitar, digamos, que foi despedido, ou abandonado, ou deserdado, quanto mais tempo se demora para perceber a realidade do que lhe aconteceu, maior será o seu sofrimento. O sentido de perceber aqui é sentir como realidade, não saber que é realidade. A consciência ou o raciocínio não altera em nada os sentimentos, apenas constatam um fato. Já aceitar um fato significa sentir que ele é real, ié, ter fé que aquilo aconteceu ou se realizou.   
        Quando perdemos um ente querido pela realidade da vida, isto é, pelo desencarne, temos um tempo de luto que nos leva a deglutir essa novidade, quanto mais tempo nos rebelarmos com isso, mais tempo levamos para olhar a vida da forma que ela é mais tempo sofremos para tomarmos o rumo de nossa vida.
Nossa responsabilidade com a vida é unicamente com a nossa vida. Temos uma missão a cumprir com nossa responsabilidade de evoluir, assim traçamos um processo ou projeto que nos permita vencer e alterar nossos instintos para nos tornarmos mais puros ao estado espiritual e conquistarmos a progressão de nosso paraíso.
Isso não implica que o nosso egoísmo seja o principal motivo para vivermos, mas seu oposto. Isto é, a caridade entre os seres viventes. A caridade não é e nem pode ser apenas uma subvenção, mas pode sim ser uma subvenção.
Outro dia passaram em uma rua, dois irmãos, me pareceu, estavam pedindo comida. Era um dia quente e se notava a real necessidade deles. Em uma casa, um deles abordou um senhor pedindo um pouco de arroz. Quando o senhor volta além do arroz entrega também uma manga gelada, que o pedinte sorri e exclama que está geladinha. Este senhor auxiliou um desconhecido, deu-lhe alegria, fez com que tivesse fé na vida e pudesse continuar a sua empreitada de sobreviver. O que foi mais importante, a fruta ou a ação? Para o pedinte lhe pareceu a manga, mas com toda certeza foi a ação.  Não importa se o senhor tinha um pé de manga no quintal ou uma única manga na geladeira. O que importa é que auxiliou e deu alegria a aquele que lhe pedia uma migalha.
Assim fazer a caridade é apenas fazer o que podemos pelos outros sem a necessidade de impor uma caridade. Ele o pedinte precisa estar apto a receber e você em entregar.
Este é um sofrimento material que pode ser aplacado, mas e o sofrimento psicológico? Este é mais difícil de sanar, mas às vezes apenas em indicar um caminho pode ser a melhor resposta.
Em um determinado dia estava tomando café em uma cafeteria e um senhor apareceu reclamando. Ele estava em uma situação que não tinha capacidade de encontrar um caminho por onde andar. Dizia que a sua esposa estava com atitudes agressivas, pelo que pude entender, seria um plano de possessão profissional, isto é, trabalho feito. Outro senhor que estava ao lado disse que deveria levar sua esposa a Igreja para que pudesse ajudá-la. Foi o que iluminou o rosto dele e fez com que saísse correndo, tentar a alternativa.
Após a saída dele a proprietária do café, questionou o senhor por que não o mandou a uma Igreja protestante? Ele disse que lhe pareceu mais fácil ele aceitar a Igreja católica como ponto de salvação que lhe dar outra alternativa. Como o pessoal da cafeteria era crente, não achou conveniente comentar que era kardecista.
Como vemos duas pessoas puderam em um ato simples ajudar outros com problemas que para eles eram insolúveis, mas que outro pode mostrar o caminho.
Não temos e nem devemos obstruir o desenvolvimento alheio dando a eles o final da história, mas fazê-los conquistar as suas superações. O importante é que ele saiba sair da dificuldade por si só, mas nada impede que lhe aponte o caminho a seguir.
Com isso demonstro que o sofrimento são apenas formas mentais que não conseguimos enxergar e que com ajuda externa temos como superar. E assim surge o Terapeuta.
Alguns demoram mais, outro menos, mas é sempre essa a solução, mudança. Como no caso do luto, se leva um tempo para poder alterar a falta do outro que se foi. Infelizmente é o trabalho mental do que ainda não compreendemos como funciona que faz com que a realidade possa ser absorvida pela pessoa. É o famoso “tempo” que se usa para refletir e aceitar a nova realidade. A não aceitação apenas retarda a solução desse tipo de problema prorrogando o sofrimento.
Assim não há sofrimento que possa ser um purificador, mas apenas uma teimosia quanto a aceitar a lei de Deus, isto é, como a vida esta montada para lhe favorecer no plano futuro e não no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário