sábado, 3 de junho de 2017

RESPONSABILIDADE




          Realmente, a tradução acima explica bem aquilo que significa responsabilidade. Mas afinal o que é habilidade em responder. Religiosamente só podemos responder pelos nossos atos, mas no nosso cotidiano profissional, uma chefia responde pela ação dos subordinados, a empresa pelo produto e assim a coisa se expande para a área jurídica. Mas aqui não tenho nenhum interesse em encarar a palavra pela cultura popular, mas pela cultura religiosa.
       Não existe culpa, o que existe é responsabilidade. Quando somos culpados, não há uma saída para compensar o erro cometido, pois definimos uma culpa e assim ela se torna como um fim e não um meio de se consertar o erro. Se um ladrão rouba alguma coisa mesmo que devolva o que roubou e arrume o que destruiu para a ação, continua sendo culpado e nunca responsabilizado pelo que aconteceu. Essa é a cultura da nossa sociedade. 
       Veja o que vem acontecendo no Brasil atualmente. Está difícil achar um político que não esteja envolvido em algum problema junto à justiça. O Lula é típico, já que ele realmente pelas provas apresentadas pelo judiciário, ele realmente criou uma organização criminosa que visava abastecer os participantes do partido e o próprio partido com dinheiro do governo que foi pago pela população, desviando o seu objetivo que é cumprir as necessidades básicas da população e cobrir os custos dessa manutenção governamental. Isso se chama em pequena escala, condomínio, em grande governo.
       Assim o ex-presidente não cumpriu a sua responsabilidade desviando a finalidade do uso do dinheiro e o pior para benefício próprio. Ele é culpado? Sim ele é culpado, mas o pior ele é responsável pelas crianças que receberam um ensino de baixa qualidade, do buraco que está na rua sem ser recapeado, do custo do imposto sendo direto ou indireto pela inflação que a população para conseguir sobreviver tem que arca e dessa forma não podendo comprar um produto de 1ª qualidade, mas pensando em comprar algo mais barato para ter como sobreviver. Pagar contas governamentais caras, como luz e água por que os investimentos necessários não foram realizados em tempo hábil e cm baixo custo permitindo assim que as contas fossem mais baratas e o dinheiro do contribuinte ser ser usado para comprar um livro ou ir a um cinema, ou quem sabe, uma peça teatral e assim descobrir uma coisa nova dentro do seu conhecimento e expandir o seu horizonte para melhorar sua vida e seu ganho.
        Isso tudo que falei não tem volta, como voltar no tempo e termos uma administração honesta onde o cidadão possa ter tudo isso que lhe foi tirado?  Não tem como. Colocar o Lula na cadeia, não vai resolver em nada, pois o que vai ajudar aquele pai de família que foi assaltado e morreu na mão do bandido, por que não tinha segurança suficiente para coibir o assaltante. Ou aquele caso da mulher que pariu na rua por que não teve como se internar em Hospital, ou mesmo aquele idoso que morreu na fila do SUS por que faltou médico que pudesse atende-lo em tempo, ou ter tido uma escolaridade melhor e ler como se prevenir das doenças que a sua árvore genealógica carrega dentro da sua genética. Não tem como voltar atrás e refazer a vida novamente retirando toda a corrupção.
       Religiosamente esse poder que foi dado a alguém, não foi para viajar de jatinho, mas de fazer o melhor possível para cumprir a sua obrigação. 
       Como o Lula irá pagar por essa divida que ele contraiu? Reencarnando. Apenas isso? Não, mas usando o seu carisma em outra vida chegar a mesma posição e fazendo a coisa certa para o povo que o eleger novamente. Mas tem outra saída. ele usar o seu mesmo carisma e fundar uma sociedade de ajuda efetiva aos mais carentes, sem contar com o voto deles para algo pessoal, como o bolsa família, e desenvolver a escolaridade de todos, dar formação profissional, assistência médica e amparo a toda essa comunidade e assim ir aprendendo a dar ao invés de querer receber algo em troca. E assim se preparar para voltar a governar um país de forma eficiente e que poderá dar a todos o melhor em saúde, educação e segurança.
       Religiosamente somos responsáveis e nossas falhas não corrigidas, apesar da consciência que possamos ter pelo erro que estamos cometendo, serão cobradas um dia, quando tivermos condições de cumpri-las a contento. Por isso reencarnamos, pois é a nossa chance da reabilitação de forma prática.
       Vocês podem me perguntar e aquele que matou muitas pessoas? Bem ele pode vir com habilidades para gerenciar uma comunidade e ajudar na sobrevivência de muitos que ele findo a vida antes do tempo, ou ter muitos filhos e criá-los sem os abandonar. Ser um médico cirurgião e assim salvar da morte muitos que ele levou a morte. sempre vai haver um meio de se cumprir a sua necessidade de remissão com a necessidade alheia de sobrevivência. 
        Lula será punido com toda a certeza, como todos os outros políticos que tiveram benefícios pessoais indevidos, como os que aprovaram todas as mordomias que eles detêm no governo e não as negaram, pois isso custou a população, exatamente como os fazendeiros e senhores de escravos que acabaram voltando com a cor que tanto menosprezaram (principalmente os que lutam contra o preconceito, sendo mais preconceituosos, que foram esses senhores que maltrataram e fizeram sofrer seus irmão para seu lucro pessoal e agora se rebelam por se encontrarem na mesma situação inferior, que eles consideram, pois eles não aceitam a cor que tem e assim emitem a energia negativa para o universo puni-los em seu orgulho e irão voltar novamente na mesma condição ou pior.) 
       Todos nós seremos punidos pelo mal que praticamos e pediremos para que sejamos punidos, para podermos ter a oportunidade de mudarmos os nossos sentimentos e pensamentos e aceitarmos o bem como forma de sobrevivência. Por isso somos responsáveis. Isso que acabei de expor, parece lorota ou uma imaginação muito fértil. Mas vamos refletir.
        Somos a imagem de Deus. Isso está na bíblia e nenhuma religião nega isso. Assim sendo, se somos formados pela essência de Deus, podemos dizer que temos a mesma composição de Deus. Isso é verdade se pensarmos na alma ou no espírito e não na carne, pois não creio que alguém viu o corpo de Deus, mas o seu espírito é mais fácil imaginar, já que não vemos nem o nosso. Bom se a composição é a mesma as leis que nos criou em espírito funciona dentro das leis da natureza. Se todas as religiões pregam a bondade e a caridade sem ostentação e tudo nos foi dado gratuitamente pela natureza, temos uma responsabilidade básica na forma que estamos organizados, já que a caridade não é uma pratica comum do dia a dia de todos nós. Já nisso estamos usando o nosso egoismo e criando o dinheiro para podermos nos diferenciar dos produtivos dos improdutivos, que ainda neste tempo terreno é necessário a sua existência. Mas matarmos não é necessário, mas matamos quando compramos um frango ou um peixe ou mesmo uma picanha, alguém morreu para que nos alimentássemos. 
         Quer dizer nossa responsabilidade é relativa dependendo do poder que nos deram sobre a terra e com qual objetivo. Assim lidarmos com o dinheiro que é nosso, não é um ´problema, pois o ganhamos pelo critério que hoje vigora na Terra, mas aquele que não é nosso, nem que seja um moeda de um centavo, não nos pertence e teremos que prestar conta desse centavo. Pois o dono dele se prejudicou de alguma forma não o tendo ou não serviu para ajudar alguém que pudesse necessitar.
         Isso é responsabilidade, podemos realmente agir de forma errônea dentro de uma sociedade pela forma que ela está organizada, mas não podemos ultrapassar essas responsabilidade pois as leis divinas ou da natureza nos cobrará, pois somos a expressão de Deus como espíritos. Todos somos responsáveis, assim não existem coitados. O coitado é como a culpa se pendura em um cabide no guarda roupa e nada se faz para consertar o erro, o coitado se pendura nas costas da população como um parasita para ser sustentado pelos outros, como muitos que conhecemos. Por isso somos responsáveis mas apenas por nós e pelos nossos filhos se o tivermos, pois devemos ampará-los e orientá-los preparando para terem um vida independente. Por isso não se deve abortar, isso não quer dizer  que é proibido, mas se concluímos o ciclo da fecundação somos responsáveis pelo feto que irá nascer e não podemos tirar a oportunidade dele de não deixarmos viver. Como somos responsáveis por ir a escola estudar, pois aqui a escola é governamental e gratuita e assim todos podem estudar, sem depender da sua condição financeira. Se nos tornarmos um analfabeto iremos amargar dentro de uma sociedade que todos leem e podem nos enganar e isso nos levar a cometer erros maiores. Somos responsáveis pelo nosso corpo, fazendo o melhor para ele funcionar até o seu limite dentro deste mundo, qualquer vício que o obrigue a diminuir o seu limite é suicídio, e todos temos noção de que isso é um problema por ser uma fuga da vida e não a coragem de suportar as suas privações para poder vencer e aprender com a dificuldade.
        EM SUMA, SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSA VIDA E NÃO A DO VIZINHO, POR ISSO NÃO DEVEMOS CRITICAR A VIDA ALHEIA, PRINCIPALMENTE SE ELA NÃO NOS AFETA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário