terça-feira, 6 de junho de 2017

Sobre a Filosofia Cristã.



         Eu gostaria de por uma foto que pudesse dizer sobre o que Cristo nos ensinou, mas não consigo ver uma imagem que simbolize exatamente o que penso do assunto. Este desenho é divino, pois mostra o companheirismo de um casal e seu apoio mutuo. Obvio que é uma visão edulcorada, já que os problemas do cotidiano te deixam apreensivo, mas a essência das imagens falam dessa beleza do amor fraternal.
         É assim que vejo a religião cristã. Não a vejo como normas e regras, mas conquistas, conquistas pessoais, mudança intima de comportamento e pensamento. Muitos acreditam que alterar um comportamento pela repressão ao condicionamento que estamos habituados seria a resposta. Não creio, pois não sabemos o porque estamos alterando nossa vida e faríamos a mesma coisa que uma lavagem cerebral, onde o infortúnio e o desespero seriam visitas constantes ao nosso intimo.
         Eu acredito em achar respostas e soluções, não em enterrar nossas má tendencias no entulho oportunistas de nos tornarmos um formigueiro seguindo regras banais e burras para sobreviver. Isso foi o que a religião Judaica-Católica e Islâmica fizeram com a população dos países que assumiram o poder de governo. Precisavam de servos e não seres humanos pensantes com objetivos de espalhar o bem apenas por bondade pessoal.
        Desta forma a racionalização se torna um prato cheio para se dominar populações e impor uma vontade, coisa que Jesus não fez, pois ele não criou um país como fez Moisés, a Igreja Católica ou mesmo Maomé que conseguiu desenvolver a unidade árabe no norte da África e no Oriente Médio.
        Jesus nunca impôs uma regra ele apenas falava por parábolas aos que conseguissem entender e assim se transformar. Jesus nunca impôs nada porque sempre respeitou a nossa ignorância, pois não dá para um bebê sair andando sem antes consegui aprender a sentar, nem que seja ainda apoiado. Quer dizer, precisávamos compreender que haviam energias que influenciam a vida, que o céu não era uma toalha furada que passava a luz do Sol pelos buracos, ou que o mundo não era apenas o Romano, mas a verdade se estendia a muito mais que o horizonte que poderia ser visto. Assim Jesus nunca impôs nada a ninguém, nem mesmo à adultera que foi para ser apedrejada e ninguém executou a lei. Nem Jesus proibiu à população que estava sedenta de vingança para não a apedrejarem, mas disse apenas Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra.
         O que podemos aprender sobre isso? Que todos nós somos imperfeitos e ainda não temos a compreensão do mundo ou do universo para sabermos como julgar uma mera hipótese filosófica sobre administração pública.
          Assim só impomos o que desejamos, já que não sabemos como fazer com que sejamos atendidos esclarecendo o motivo da nossa necessidade e assim se luta pelo poder para impor a nossa vontade aos outros. Como dizia Jesus eles me veneram pelos lábios e não pelo coração. Quer dizer podemos convencer alguém a fazer o que desejamos manipulando a vontade dessa pessoa e usando o seu egoísmo para isso, que todo político faz. Esta é a arte da negociação. O problema é que ela não visa um país, mas um individuo como negociação. Por isso as teorias políticas tem problemas. Mas o principal problema é a não existência na caridade real no convívio humano diário.
           Existem ou existiam livros que falavam sobre o marxismo e o cristianismo como filosofias irmãs. De uma forma elas são pois o objetivo delas seria o mesmo, mas a forma de implantá-las é que são distintas. O Marxismo impõe uma administração como um formigueiro com funções estanques para todos, porém a cristã espera que você defina a sua função pela sua capacidade e interesse e responsabilidade com o todos. A diferença das duas está na imposição, uma é livre e espera que você consiga fazer o melhor e amar o que faz, a outra lhe impõe a sua verdade, não importando se você deseja, sabe, tem aptidão ou quer fazer a função.
           Na verdade a civilização humana é muito mais complexa que um mero formigueiro, pela diversidade de interesses e necessidades, mas o nosso futuro será esse, o de uma organização como um formigueiro, onde cada ser humano saberá exatamente a sua responsabilidade dentro de todo o sistema e o fará sem lhe tolher a liberdade ou o desenvolvimento pessoal. Bonito, mas estamos ainda muito longe disso. Como podemos ver não podemos nem lidar com o roubo sistêmico no governo, assim sendo como responsabilizar alguém de uma função pensando apenas que o conjunto irá funcionar perfeitamente e ele não terá a falta de nada na sua vida pessoal. Isso é um futuro muito distante, como a filosofia Cristã comenta em suas entre linhas.
           Um outro fato que ninguém consegue ainda compreender dentro do seu  próprio ego é a questão que tudo que temos é emprestado e nada levamos daqui. Ninguém percebe que todo o material que utilizamos é grátis, não tem uma custo real, pois está na natureza, o que pagamos é apenas e unicamente a mão de obra de quem o garimpou, o fundiu, o estruturou, o produziu para ter alguma utilidade. Quer dizer não pagamos ao senhor do Universo ou Deus o valor correspondente do material que tiramos do planeta para usarmos em nosso proveito e privilégio. A Terra não é nossa é do Universo. Assim o dinheiro é o fruto do nosso egoísmo como criança mimada que quer o que  deseja e berra se não conseguir. Essa arbitrariedade financeira criada pelo nosso egoismo ou o instinto de sobrevivência que mantemos, para não sustentarmos outros como os políticos que nada fazem por nós apenas por si mesmos. E a ironia é que eles nos usam essa invenção milenar para nos fazer de seus escravos.
         Pelo sistema que temos onde vivemos esse é considerado um mal necessário, tanto o político como o dinheiro. Assim, ou assumimos a responsabilidade de votar corretamente e cobrar de quem nos representa no congresso e câmaras visando impor o motivo que o elegemos, pois ele se comprometeu com esse programa e olharmos a contabilidade real Federal, Estadual e Municipal, ou seremos eternamente enganados. Eleger terceiros para fazer o que devemos nós mesmos fazer, já fizemos quando votamos a 3 anos atrás e não pensamos em como votar e cobrar do cidadão que foi eleito.
         Assim não é uma filosofia politica que gera ladrão, mas uma falta de responsabilidade do cidadão que os elegeu e de coibir que roubem, permitindo que façam leis que desejem para seu próprio bem. Como trabalhar apenas um dia por semana e ter uma salário de 33.000 reais mensais e não ainda não pagar cafezinho, almoço, aluguel, gasolina, carro, telefone, internet e apaniguados de gabinete e o terno para comparecer no trabalho, como se fosse uniforme de peão. Quem paga tudo isso somos nós.
         Nessa condição de vida ou partimos para nos responsabilizarmos pela nossa conduta e moral, seguindo uma transformação cristã e assim podermos abolir o político que nos rouba e o dinheiro que nos oprime para termos uma vida harmônica e fraterna, mas com liberdade e aprendizagem.
          Nós temos que trabalhar pela felicidade de todos e não apenas a nossa, mas não é uma felicidade material, mas uma felicidade moral, por isso a filosofia Cristã e não a religião X ou Y, mas a filosofia.

          
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário