terça-feira, 14 de setembro de 2021

A PERDA

 


Confusa essa frase, não? Como se estou perdendo algo, retornaria de outra forma? Isso é impossível, se me roubam um carro e estou sem seguro, apesar de ter um enorme trabalho para conseguir ir trabalhar e fazer as compras do mês, ainda vou ter que arrumar dinheiro para comprar outro e dependendo da minha premência, vou ter que comprar um carro inferior ao que tinha.

Isso é uma verdade, isso vai efetivamente acontecer em algum momento futuro. Mas o que você ganhou? 

Bom, pode usar o transporte público por um tempo e nisso viu algo ou experimentou algo que não se lembrava mais como era. Pode nesse percurso ler o jornal do dia ou um livro que não tinha tempo, pois estava tenso prestando atenção no caminho e no congestionamento.

Além disso por ter um carro mais antigo que o seu, você teve que aprender a lidar com as novidades mecânicas, que antes usava platinado e carburador e assim pode compreender como lidar com a tecnologia, pois como um carro usado sempre terá problemas mecânicos.

Posso falar em vários pontos ou visões distintas sobre o que podemos aprender com a novidade da perda. Mas acho que isso demonstra como uma dificuldade pode ser benéfica. A perda não passa de uma bondade do Universo ou Divina se desejar.

O que estamos fazendo aqui?

Aprendendo a viver. 

Se fossemos robôs, ie, não tivéssemos livre arbítrio, seríamos robôs programados e Deus seria um sádico de um ditador que se regozijaria com a nossa dor e dificuldade, como os amigos sádicos que temos que riem pelas nossas costas, quando nos prejudicamos. Se Deus for isso, ele nunca seria um pai, mas um cientista maluco.

Eu não posso acreditar nisso, pois se a dificuldade não existisse ou se eu não tivesse cérebro para imaginar soluções aos problemas que me aparecem, eu estaria ainda vivendo na caverna como o tatu que tinha na porta da nossa caverna quando fomos Neandertais.

Assim evoluir como Darwin propõe, com a sua evolução das espécies, se tornar o mote do universo. Aprendermos a viver e a lidar com toda a realidade ou verdade do Universo. E assim compreendermos tudo que Deus é e pela lógica nos tornaremos Deuses, pois Deus tudo sabe e conhece e isso levará uma eternidade para acontecer conosco.

Assim quando perdemos algo, que não passa de uma dificuldade, algo vamos aprender com ela e assim nos aprimorarmos, sutilmente e não nos tornarmos gênios da noite para o dia, mas homeopaticamente melhorarmos a nossa visão do todo.

Agora para podermos receber ou compreender que ganhamos algo precisamos perder o nosso orgulho, raiva pela perda, e egoísmo da posse, pois se pensarmos realmente nada temos, um por não levarmos nada daqui, apenas o aprendizado, e não conseguimos fazer uma simples bactéria ou um vírus do nada ou apenas usando a equação de Einstein, onde E=mc2 ou m=c2/E, e assim criamos o átomo. E de Hidrogênio, o mais simples.

A humildade é onde podemos ver a realidade, pois com ela aceitamos os fatos e assim podemos dominá-los. Perceba que como neandertais LUTAVAMOS, contra a natureza, e assim a agredimos e não nos conciliamos com ela. Isso atualmente vem mudando com a Ecologia, a Sociologia, a Administração, a Psicologia, a Antropologia e todas as ciências sociais ou humanas.

Temos muito a aprender e por isso é muito importante nada sabermos, pois temos a chance de descobrir, quando sabemos não temos o que aprender.

Só um lembrete. A vida é feita de detalhes, assim quando aprendemos um detalhe novo sobre algo, podemos nos preparar para termos em breve outro detalhe do mesmo assunto sendo desvendado.

Pensem e reflitam, não se neguem a evitar por pré-conceitos antigos estabelecidos e vivam a beleza da descoberta e do aprimoramento pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário