segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sobre religiões.

Como disse todas as religiões são uma só. Uma complementa a outra.
As religiões surgiram no sentido familiar das tribos. Como a Xintoista japonesa os ancestrais daquela comunidade se uniam para auxiliar no seu progresso e desenvolvimento. Assim a comunidade terrestre e a comunidade espiritual viviam em um comensalismo mútuo.
Os que partiram, pela afinidade e preocupação com os entes que ficaram na comunidade, tentavam se comunicar, até que descobriram um meio através da mediunidade de alguns habitantes da comunidade. 
A mediunidade é uma qualidade ou um talento que tem raízes genéticas para o seu desenvolvimento. Além disso em algum grau todos somos médiuns assim podemos ter ou perceber idéia relâmpago ou mesmo idéias luminosas. São sensações fugidias e rápidas que passam pela nossa mente. Isso é mediunidade. Alguém abriu um canal e te deu um empurram no desejo ou no meio de resolver um problema. Para Carl Gustav Jung seria o inconsciente coletivo se manifestando. 
Assim aparecem os pages, profetas, druidas, oráculos e outros nomes criados para definir quem possuía essa habilidade. Trata-se de um dom ou talento, como vários outros que temos ou possuímos. 
E essas religiões vão evoluindo e cada uma segue o seu caminho. Algumas acabam se fundindo, outras são superadas por outras e desaparecem. Basicamente a frase de Jesus sobre a "árvore que meu Pai não plantou, será arrancada." Na Bíblia temos inúmeras religiões que desapareceram e temos hoje ainda uma religião que se fundiu com a mitologia.
Uma das religiões mais antigas é a religião Hindu, que surgiu na forma de uma pequena comunidade e pela sua evolução foi se fundindo ou suprimindo outras e acabou sendo oficializada por volta de 1.200 A.C.quando se redigiu o Livro dos Vedas e assim forneceu consistência à religião, tecendo lógicas e razões para a sua existência.
Apesar dela ter surgido como uma religião primitiva, pelo seu desenvolvimento de técnicas e compreensão precisa de algumas atribuições humanas e espirituais teve substância para se manter viva e auxiliar uma nação em sua formação e em seu caminho de vida.
Um dos dogmas dessa religião é o sistema de castas que divide a população em níveis definindo assim funções e atribuições.
Realmente isso de uma forma menos estanque, existe, mas não é definido pelo nascimento mas pela capacidade de desenvolvimento e interesse em evoluir. Em uma sociedade necessitamos de médicos, religiosos, advogados como de lixeiros, peões de fábrica, padeiros, auxiliares e outros. Assim pessoas com habilidades estão aptas a galgar qualquer posto que o conjunto de talentos lhe permitir chegar. 
Não é por que o filho de Einstein é filho de Einstein que obrigatoriamente terá que ser cientista e físico e descobrir uma nova versão da física que mudará todo o processo da física, como seu pai realizou. 
Assim a pessoa vem para encarnar para cumprir determinadas metas (destino) que necessariamente podem ou não serem cumpridos, vai depender da suas qualidades pessoais, isto é, do seu aprendizado em várias vidas vividas. No espaço ou no além temos condições de sermos analisados com precisão das qualidades que conquistamos. Assim a personalidade que a psicologia define como imutável é justamente esse conjunto de aprendizados de várias existências que moldam a expressão humana individual.
Algumas pessoas necessitam vir com limitações mentais e financeiras para poder aprender no trabalho humilde coisas que não conseguiria aprender de outra forma. O que não se pode é que um elemento externo defina o que será ou como será, isso é uma visão intima de cada um que deve ser tomada como uma decisão sua. Como o drogado, ele só deixa de usar a droga se quer deixa-la, como uma decisão sua, por mais que se queira ajuda-lo a deixar, nada pode-se fazer sem a decisão pessoal do envolvido. 
Buda já falava que a minha iluminação não depende da sua. A evolução ou o aprendizado de uma pessoa só depende dela assim meu saber não depende do seu, mas da minha compreensão do fato. Assim o sistema de castas não é uma coisa definida por Deus ou por suas leis, mas uma coisa imposta pelos homens.
No espaço temos a nossa luz e essa luz esta em um determinado nível, isso não quer dizer que eu não possa tentar aprender algo que esteja acima das luzes que possua. Para isso dependo de um bom mestre que me auxiliará a compreender como posso ampliar a minha iluminação.
O Livro dos Vedas possui muita coisa boa como o yoga que é uma técnica que nos possibilita compreender o que somos e como somos e assim facilitar o nosso encaminhamento na vida. Como a Kundaline que nos permite compreender mais o sexo que apenas uma força instintiva de procriação para  algo mais transcendental.
Além disso são reencarnacionistas onde crêem que o individuo começa na vida humana como um dalit e a cada nova reencarnação sobe um escala na sistemas de casta até atingir a última se tornado um bramane.
Além disso preservam os animais não sendo carnívoros, pois crêem que podem retornar à vida animal. Pois sabem que vieram dela para a espécie humana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário