sábado, 5 de abril de 2014

O que é esquiva experiencial



Enquanto nós humanos não compreendermos a relação dos nossos instintos animais, nunca aprenderemos a lidar com a vida e evoluir para a harmonia e o amor pleno.
Na vida as emoções ou sentimentos acontecem todos de uma certa forma ao mesmo tempo e este é o meio de aprendermos sobre a vida e o universo através daquilo que podemos sentir pelos fatos, como são muitos e a preocupação com a sobrevivência nos consomem todo o tempo, pouco percebemos sobre todos os sentimentos que perpassam pelo nosso coração, apenas aquilo que damos valor imediato. Assim perdemos oportunidades de desvendarmos os meandros da vida. A arte tem essa função de nos mostrar esses labirintos que não vimos quando aconteceram e assim podermos meditar sobre a sua realidade. Neste vídeo ele coloca uma questão relevante.
Se desejarmos algo, procuramos atingir o objetivo de termos ou conquistarmos o desejo. Porém aprendemos pelo instinto que uma coisa ruim como uma planta urticante devemos nos afastar, pois isso protegerá a nossa sobrevivência. E assim também agimos com aquilo que acontece na nossa área psicológica ou mental. Se ao tentarmos conquistar nosso desejo recebemos uma forte reprimenda da vida, (uma frustração) nos afastamos e assim desistimos do que mais desejamos na vida ou desejamos para nossa evolução. Nesse sentido é que devemos recuperar a nossa perseverança e analisarmos que tipo de reprimenda foi e como contorná-la e seguir adiante para realizar o sonho que almejamos. Esta é a sabedoria da vida. Somos instintos, pois isso nos faz sobreviver, como qualquer animal neste planeta. A inteligência foi nos dada para que pudéssemos compreender como realmente devemos ser auxiliados pelos instintos e como devemos melhorá-los para podermos ter nossa evolução garantida no futuro. É isso que Deus deseja de nós.

Que aprendamos com os nossos erros e não nos traumatizemos com covardias por que doeu, mas que tenhamos a coragem de voltar a lutar, não como um touro bravo no meio de uma arena, mas com a inteligência e podermos mudar a paisagem do mundo para algo harmônico e feliz para todos que aqui vivem e viverão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário