quinta-feira, 3 de maio de 2018

PODEIS SER FELIZ.






Para poder mostrar essa realidade vou ter que dissertar sobre um outro aspecto da vida. Uma coisa chamada Instinto.

Na verdade, tem muitas questões que foram levantadas pela psicanalise freudiana, mas ela não se baseou na essência, mas no problema de saúde a histeria principalmente da mulher e assim se descobriu que o sexo era algo natural na natureza e que não deveria ser reprimido. Com isso chegamos a um dos elementos do instinto, a perpetuação da espécie.

Um outro instinto é o de sobrevivência. Este talvez seja o mais importante deles, pois nos força a evoluir, pois temos a necessidade de aprender com o meio ambiente que vivemos e assim vamos adquirindo cultura ou conhecimento pelas nossas necessidades de nos alimentar e proteger.

O instinto de preservação nos dá o egoísmo, que é o meio que temos para nos fazer valorizar. O Sexo ou a preservação da espécie nos dá a responsabilidade e assim o poder, que transformamos culturalmente em orgulho. Esses são os dois pontos que se convencionou a ser combatido. Por isso Moisés fala em pecado original, nossos instintos para podermos viver em um planeta agressivo e que temos que agredir para sobreviver e aprender.

Mas ainda temos mais dois instintos que na verdade a ciência não se preocupa com eles ou nem acredita neles. Um deles é o livre arbítrio, que nos leva a escolher um caminho para podermos nos aprimorar e usar o que já conhecemos para nos aperfeiçoar e ajudar o conjunto humano a evoluir. Mas isso também culturalmente nos leva ao preconceito ou a julgarmos as outras pessoas. Como disse é um instinto. E assim julgamos automaticamente seja uma situação ou a personalidade do nosso irmão em caminhada, pois ele obviamente é diferente de nós, ou deveria dizer que ele é diferente de mim? As duas colocações estão corretas, já que somos todos diferentes uns dos outros e a cada vida que passamos aqui na Terra temos mais diferenças para acrescentar a nossa estrutura mental e emocional. Pois cada um de nós PERCEBE, em um mesmo trabalho ou situação detalhes que outros nem sempre conseguem enxergar e isso que faz uma pessoa se destacar no meio de tantas em um chão de fábrica, ou para uma promoção funcional.

A quarta e última, ao menos que pude concluir, podem existir mais, mas eu chego até aqui apenas. Essa eu vejo que é a mais importante de todas, seria a escolha do que seria melhor. Como julgamos uma situação pelo livre arbítrio, temos que ter um parâmetro que se interliga ao primeiro instinto de sobrevivência, que é o melhor para nós. Por isso ele fica tão escondido de nossa compreensão que não o percebemos, mas ele existe e age junto aos outros, tanto ao sexo, a comida, as pessoas que vão nos acompanhar pela vida e tudo mais ele eu dei o nome de Felicidade, mas a Felicidade é algo a ser conquistado e não adquirido. Vamos tentar detalhar mais.

Veja que digamos que se deseje uma camisa de marca que é cara ou um tênis que é moda. Você que deseja isso acredita que isso é o melhor para você, isso não quer dizer que efetivamente é o melhor para você. Mas como sempre você acredita e assim você traça um plano para pode adquirir o bem que tanto deseja.

Assim você vai arrumar o dinheiro para comprar o bem que desejou. Trabalho, planejamento, condições de pagamento e por fim ir até a loja comprar o bem desejado. Na verdade, o tênis te faz bem ou a camisa, mas veja que isso foi uma conquista e não exatamente um ganho. O que na verdade você ganhou? O conhecimento de como adquirir um bem. O método. A forma. Assim o tênis ou a camisa não foi o que você ganhou, mas conhecimento. Caso você aprendesse a fazer o tênis ou a camisa isso seria o que teria ganho, o conhecimento de fazer e poder vende-los a quem os desejasse como você. Então veja onde está a felicidade? No tênis ou no seu novo conhecimento de como conquistar ou fazer? Obvio que não é no tênis, mas no seu conhecimento adquirido. Pois você pode comprar quantos tênis desejar ou fazê-los.

Assim a felicidade não está no dinheiro, mas como conquista-lo, não está no tênis, mas como consegui-lo e assim ser apreciado, pelo tênis. Vamos analisar mais, se é um tênis de marca e muito na moda, você vai ser apreciado, pelo tênis de marca que tem nos pés. Mas na verdade o que isso significa?

Bom quem aprecia o tênis, sabe o preço, conhece a marca e sabe o que esse tem que fazer para ter um, assim não é o tênis que ela ou ele está valorizando mais o trabalho e a dedicação que você fez para tê-los. Veja que isso não é consciente, mas automático, assim a apreciação não vai detalhar tudo isso, mas vai mostrar que você está focado ou outra qualidade que estiver na moda no momento.

Assim voltando ao instinto, temos sobrevivência, sexo, julgamento e por fim a felicidade. E como a felicidade é o fim do caminho ela é uma conquista e não algo adquirido ou dado. Claro que podemos pensar em uma criança que deseja uma bola de futebol e nós a damos a ele. O que ele conquistou a bola? Não o que ele vai conquistar é o que vai fazer com a bola nos pés ou nas mãos, pois é esse o objetivo dele querer a bola. Como disse, o desejo que é o egoísmo, tem uma função de uma necessidade inconsciente dele a assim ele a materializou na bola e não no craque de saber fazer lançamentos e dribles espetaculares, mas o que ele ganhou foi essa habilidade e não a bola.

Assim a frase: dinheiro não compra a felicidade, não é totalmente verdadeira, mas parcialmente, pois depende do uso dado ao objeto comprado, pode sim lhe fazer conquistar a felicidade.

Agora como a felicidade é o fim do caminho ou o objetivo final da vida, ela não é de ser ter casas, terrenos, uma superconta bancária, estar coberto de ouro, ou mesmo prestigio de ser reconhecido por ser um astro de TV ou cinema. Mas por aquilo que conquistou em sabedoria. Definido sabedoria: é quando uma pessoa sabe usar a racionalidade junto ao sentimento humano e assim tirar a melhor situação para o fato, afetando o menos possível as pessoas envolvidas, já que todas terão de alguma fora que ceder a nova situação que está sendo apresentada.

Assim podemos ser felizes.

A segunda parte que também é muito importante e vital para a felicidade.
ACEITA-TES COMO ÉS SEM ESPERAR DESTAQUE.

Veja que beleza. Aceita-te como és. Não é legal isso. Quem na verdade se aceita como é? Não creio que tenha alguém nessa condição na Terra, mas podemos nos aceitar fazendo um estudo de consciência de nós mesmos.

Vamos lá. A sociedade foi construída em cima de leis que não poderiam serem burladas. Assim tudo não pode, tudo tem que ser dessa forma, tudo é pecado, tudo é abominável. Mas a realidade não é exatamente essa.

O homem ou melhor a mente do homem é um emaranhado equilibrado que solta elementos estranhos na sua personalidade que os faz aparentar desformes ou fora da sociedade contemporânea. Vou tentar explicar de uma forma jocosa.

Vejamos cada pessoa tem uma composição química peculiar, pois somos um produto natural do universo. Veja que beleza. Como a minha mente não é exatamente igual aos outros, meu corpo também não, mesmo de irmãos e mesmo gêmeos, mas a diferença é bem menor. Assim imagine que tenha um determinado gene que age no estomago e intestinos e lhe faça soltar gazes. É inconveniente, principalmente para quem comeu repolho ou ovo. Assim ele vai ter que encontrar meios de evitar esse procedimento em público para não ofender os outros, mas terá que ter um jeito de liberar os gases, pois caso não o faça sofrerá com eles dentro do intestino, assim quando alguém solta um “bafão” do seu lado, não foi por falta de educação, mas por não ter como evitar, pois ele estava sofrendo, isso fará com que ele se equilíbrio quimicamente novamente. Isso se chama fisiologia corporal.

O mesmo acontece com o cérebro ou a mente que tenta equilibrar a personalidade nas crenças e controvérsias que temos na nossa inconsistência de vida. Por isso para o espirito se manter em equilíbrio na vida material ele vem com problemas específicos, como a síndrome de Dow, a esquizofrenia, o autismo, a psicopatia e outras mais moderadas, mas que são efeito desse equilíbrio precário da mente, assim você tem a neuroses que Freud determinou como algo natural para todos os seres humanos.

Assim temos o gordo, o magro, o tarado sexual, a compulsão, e tanto outros elementos da floresta mental humana.

Com isso definimos que ninguém é PERFEITO. E assim muitos de nós criam mascaras para o público em geral e esses são os futuros atores ou atrizes da TV e cinema, e quando estão a sós se divertem na droga, na bebida, em situações constrangedoras se fossem divulgadas ao público, mas isso pode mudar com o amor, principalmente o amor filial ou paternal, que lhe dá novo ânimo na vida e lhe permite se equilibrar melhor, sem seu famoso efeito colateral.

Aqui está a receita de aprender a se amar e assim poder amar o próximo. Aceitar os seus deslizes ou aquilo que se convencionou a chamar de errado.

Como disse fomos criados com restrições que são consideradas religiosas, que são a base da lei governamental. Assim eu fico em conflito todos os dias da minha vida, comigo mesmo, pois isso não pode, eu não sou assim, eu sou perfeito, eu isso eu aquilo. E isso não nos ajuda a sermos felizes e assim temos que gargalhar na rua, para podermos desopilar o fígado ou gargalhar com a desgraça alheia, tipo uma queda.

Como disse todos temos defeitos, ou melhor citando uma expositora do centro que disse; quem tem defeito é máquina de lavar, não gente. Mas temos aquilo que não aceitamos que somos, detalhes. Vejam um exemplo: Vou falar de mulher pois elas se importam mais com isso. Na nossa sociedade uma mulher gorda, que é uma característica de sobrevivência do corpo que ela herdou da família, quer dizer o corpo da mãe neandertal dela foi mais capaz de sofrer fome e sobreviver. Ela herdou essa característica na sociedade atual que já não tem tanta necessidade da gordura para sobreviver. Assim ela tem duas alternativas, aceitar a sua realidade ou lutar contra ela.

Se ela for pouco vaidosa e não precise que seja valorizada pelo seu corpo, ela pouco vai se importar com isso e vai continuar sua vidinha, mas vai obviamente se policiar para não aumentar muito de peso, pois ela tem consciência da sua característica de preservação da vida. Obvio que isso poderá afetar a sua saúde e assim ela terá que ter outro comportamento a partir dessa situação.

Mas vamos para a mulher gorda que quer ser magra, pois ela deseja ser notada e apreciada, que também é um instinto feminino, como do homem ser o macho alfa. Isso é uma divisão do instinto de procriação. Assim o objetivo dela é conseguir um parceiro ou ser apenas valorizada pelo olhar de outros e outras, para que ela se envaideça, obvio que deve haver um objetivo, mas isso é um problema dela em descobrir qual efetivamente o sentimento que a faz agir assim e não uma questão de conjectura, pois isso está no equilíbrio mental dela e que se externa em um comportamento social. Mas estamos falando de gordura.

Assim essa mulher que deseja ser apreciada, ela vai tentar regimes, consultas médicas, analise, não engravidar, pois muda a fisiologia do corpo da mulher. Isso se vê muito em atrizes que preferiram adotar crianças a engravidar. Algumas como Sharon Stone, Charlize Theron, Giovana Ewbank, Sandra Bullock e outras. Vejam que elas estão tomando decisões.

Tem mulheres que preferem engravidar, como a Deborah Secco, agora a Sabrina Sato, a Gloria Menezes e outras. Isso vai do corpo e do desejo de cada uma em controlar o seu corpo e confiar na sua capacidade de manter o corpo como deseja. Veja aqui que em um só dado, gravidez, temos dois pensamentos e assim a diferenciação de mulheres, imaginem descendo a mais detalhes o que encontraremos de diferenças?

Assim elas optam por uma gravidez ou não. Mas imagine uma mulher que não consegue se controlar, pela vida agitada que leva e não de atriz, mas de uma funcionária de uma empresa. Que engravidou e o corpo saiu do controle, mas ela não gosta de ser gorda. Veja que ela vai ficar a vida toda lutando contra a balança e assim ela vai ser mais tensa, mais nervosa, mais espalhafatosa para relaxar, se for daquelas formais irá fazer isso escondida. Mas vai tomar remédio fazer tudo que precisar para poder ficar com o corpo que deseja. Uma das coisas que compensam é o amor que ela possa expressar pela cria e assim ter um paliativo para suportar a sua gordura, mas a que engravidou por acidente e não abortou pode viver muito inconformada com a situação e assim pode fazer muita besteira nada convencional socialmente.

Vamos pensar nesse último caso. Ela engravidou sem querer. Ela não se preveniu. Foi em uma festa ou em um banheiro público e ela nem sabe quem foi. Ela nunca mais viu o cara. A quem ela vai culpar o corpo que ela carrega agora. Ao cara do banheiro, obvio. Mas vejamos, se ela manteve relação ela desejou, correto? Se ela desejou, por que não se preveniu, ou fez o cara ir comprar uma camisinha? Será que ela poderia ter evitado, ou se organizado melhor? Ela estava carente pois tinha deixado o namorado que era a vida dela? Justificar tem muitas justificativas, mas veja isso não muda ela estar gorda com uma criança e sem pai. Nada muda isso. Mesmo que se dê a criança para adoção, o corpo dela já mudou e não tem como fazer diferente. Que na verdade errou? ELA! O que ela deve fazer então? ACEITAR QUE ERROU E EVITAR QUE ERRE NOVAMENTE, AO MENOS DA PROXIMA VEZ VAI SE PREVINIR.

O cara nem sabe que foi pai, realmente pode até não ter gostado da relação, ele está em outro estado. Ou ele tem outra família para cuidar e isso foi um motivo para ele relaxar. Como você vai cobrar dele a sua situação de mãe solteira? Não tem. Hoje existe o teste de DNA, que é bom tanto para a mulher quanto para o homem, já que prova que o filho é ou não dele. Mesmo que ela consiga fazer com que ele assuma a criança ela vai continuar gorda e o que adiantou tudo isso? Nada. Ao menos se conseguiu uma pensão para ajudar a criar a criança. Mas ela continua gorda.

Compreendam que não existe mal que nos aconteça que não pedimos para que ele venha a nosso encontro. Se não pedimos conscientemente, o pedimos no inconsciente e ele irá acontecer, pois Deus não vai mandar a desgraça para ninguém, mas lhe deu mecanismo de evolução que lhe permite atrair tanto o que é bom como o que é ruim, para que possamos saber apreciar a vida e a individualidade do outro. Assim se você está sofrendo é pelo seu orgulho e não por que alguém lhe fez mal, pois você pediu um homem cafajeste para que você pudesse purgar aquilo que lhe atrapalha na vida futura, ao invés de ficar sofrendo sozinha no Umbral ou no Purgatório.

Assim a grande verdade no mundo é que estamos aqui para conquistarmos a nossa felicidade, não forjada, mas conquistada e para conquista-la devemos ter dignidade e honestidade conosco, não precisa ser honestos com os outros, afinal eles não tem responsabilidade com as suas mazelas, mas você sim tem responsabilidade com elas e assim olhe para você e se aceite e se compreenda e se perdoe, e levante a cabeça e saiba que você está aprendendo e não tenha pressa, mas acompanha o seu ritmo de percepção para pode observar aquilo que realmente lhe vai na alma ou no coração e assim você vai descobrir quem você é e não aquilo que lhe fizeram ser ou impuseram a ser, por isso não critique o homossexual, ele também tem sua alma para purgar nas suas escolhas e aprendizado, nós só purgamos outros fatores que não esse.

Reafirmando, se perdoe, seja mais compreensivo com você, mas muito importante é ser honesto com você e nunca ficar se justificando, exemplo fiz isso por que ele fez aquilo. Você não é responsável pela ação ou reação dele, mas é responsável pela sua ação ou reação que tiver sobre ele. Será que agora ficou mais claro? ESPERO! Confio em vocês. Um bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário